sábado, 4 de dezembro de 2010

ASSISI

La città più carina che ho visitato fino ad’ora...
Visitei Assisi na companhia de uma amiga do curso Lina, que é americana de origem chinesa.
Amei a cidade... felizmente não havia muita gente, assim pudemos passear com tranqüilidade... e o tempo era belíssimo... friozinho com sol que não esquenta, mas deixa tudo mais bonito!!! kkkk  A cidade é belíssima e toda construída em pedra de um tom rosado... transmite realmente muita paz!!!!

Sei que eu não sou referência no que diz respeito a quando tempo é necessário pra visitar um ponto turístico... sou capaz de ficar um dia inteiro dentro de um único museu... kkkk Mas dizer que três horas são suficientes pra conhecer Assisi? Pois foi o que me disseram...kkkkk
Bem, é obvio que fiquei lá o dia todo e consegui visitar somente uma pequena parte da cidade... mas valeu a pena...
Visitamos a Catedral de São Rufino... com belas pinturas e esculturas e uma pequena exposição permanente sobre o Papa João Paolo II.

Algumas partes do piso são cobertas com vidro e deixam à mostra ruínas romanas...
Bem ao lado desta Igreja havia uma placa indicando que ali um dia foi a casa onde viveu Santa Chiara durante a juventude...
Depois seguimos até a Chiesa di Santa Chiara... Belíssima também...

as paredes continham pequenas partes de pinturas em afresco, mas grande parte estava branca... descobrimos que está assim por causa de um terremoto que destruiu a Igreja à alguns anos...

Na cripta pudemos ver objetos e vestimentas que foram usados por Santa Clara e também por São Francisco...
Seguindo à caminho da Igreja de São Francisco, passamos por uma pequena Igreja “Santa Maria ..... Sopra Minerva” (não me lembro Maria o que... kkkk)
mas foi muito interessante ver de perto o que sempre ouvimos nas aulas de história... A fachada é de um templo romano dedicado a deusa Minerva, mas com o advento do cristianismo, o templo foi transformado numa Igreja Cristã...
Agora que se aproxima o Inverno, escurece muito cedo, mesmo com a mudança de horário (atrasamos os relógios em 1h em novembro – como fazemos no horário de verão no Brasil).

Quando chegamos na Basílica de São Francisco, mais ou menos 5h da tarde, o sol já estava se pondo...

A Basílica é fabulosa... completamente recoberta de afrescos feitos por Giotto (Grande pintor do Renascimento)...
por incrível que pareça, ao observador, parece ostentar luxo, beleza e riqueza, mas na verdade, foi adornada somente com afrescos, pois era a técnica de decoração mais barata e seria um despropósito e até hipocrisia adorná-la com mosaicos e muito ouro, já que São Francisco escolheu ser pobre... entretanto não consigo achar outra palavra além de “grandiosa” para descrevê-la...

Embaixo da Basílica tem outra Igreja menor, também completamente pintada com afrescos... e embaixo desta está a cripta com os restos mortais de S. Francesco, dentro de uma urna feita de pedra rústica e sobre um pedaço do que parece ser  a ruína de uma Igreja ainda mais antiga...

Enfim, quando saímos da Basílica, já era noite de precisávamos voltar pra Perugia... Mas não antes de saborear um bom GELATO italiano... kkkk

Amei o passeio, e não vejo a hora de poder voltar lá...

1. Claudinha, deixando um pouco a saudade de lado... estou adorando sua viagem principalmente com o blog onde podemos "viajar" junto com vc!!!!
    Desejo que tudo corra bem com os estudos e que logo vc venha conhecer a Analuz!!!! Bjs